Voltar

O Congresso

O Colégio Mãe de Deus, com sede em Londrina, Paraná, Brasil, comemorando 80 anos de aplicação da Pedagogia de Schoenstatt, foi sede do I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais, juntamente com o I Fórum Internacional da Pedagogia de Schoenstatt e o I Fórum dos Estudantes, que foram realizados de 23 a 27 de agosto de 2016.

O congresso recebeu conferências, debates, mesas redondas e apresentações de resultados de pesquisas e atividades de extensão envolvendo a temática de Schoenstatt e sua abordagem, adaptando-a às inovações educacionais e enriquecendo a cultura escolar.

Para isso, o evento contou com a participação de profissionais de alto gabarito – PhDs, Doutores, Mestres, Especialistas e Professores – das melhores universidades do Brasil e outros países, como Alemanha, Espanha,  Estados Unidos, Chile e Argentina. O congresso teve também parceria com os programas de mestrado e doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Norte do Paraná (Unopar) chancelando cientificamente o evento.

OBJETIVOS

  • Difundir e promover produções no campo educacional;
  • Fomentar reflexões teóricas, políticas e culturais a respeito do tema: Inovações pedagógicas na educação;
  • Difundir a Pedagogia de Schoenstatt e as Inovações Educacionais;
  • Favorecer a interação entre cultura e desenvolvimento científico entre instituições de educação básica e superior, especialmente públicas;
  • Valorizar a cultura escolar difundida pelo Colégio Mãe de Deus: a Pedagogia de Schoenstatt.

EIXOS TEMÁTICOS

I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação visa revelar práticas educativas éticas, objetivando a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social.

Assim, oportuniza reflexões e a divulgação de práticas educativas e estudos científicos que reconheçam o educando como protagonista de seu aprendizado. Para isso estabelecemos os seguintes eixos temáticos:

 

01. Pedagogia de Schoenstatt: Abordagens e Inovações Educacionais;
02. Filosofia e História da Educação;
03. Políticas Educacionais;
04. Docência – saberes e práticas;
05. Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares e não escolar;
06. Educação Especial;
07. Ensino e suas tecnologias;
08. Educação Infantil.

Os melhores trabalhos serão publicados em:

Clique aqui e conheça a Programação Completa do Congresso e do Fórum da Pedagogia de Schoenstatt

Fórum da Pedagogia de Schoenstatt

Na Cultura da Aliança, uma educação transformadora, caminho para a formação humana.

 

Os temas abordados durante o Congresso Internacional também objetivam divulgar a Pedagogia de Schoenstatt, com suas abordagens e inovações educacionais nas 05 áreas do desenvolvimento do caráter humano, segundo o seu idealizador José Kentenich, ou seja, na área da aliança, da confiança, do ideal, do movimento e da vinculação, reconhecendo o educando como protagonista de sua aprendizagem. Para isso, traz em seu cronograma o 1º Fórum Internacional da Pedagogia de Schoenstatt, com o lema Na Cultura da Aliança, uma educação transformadora, caminho para a formação humana.

Os objetivos do Fórum são:

  • Promover o primeiro Congresso Internacional Educativo sobre a Pedagogia de Schoenstatt, com caráter científico;
  • Criar um rede colaborativa de aplicação da Pedagogia de Schoenstatt nas instituições escolares que a implementam;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre a Pedagogia de Schoenstatt e sua aplicabilidade em instituições escolares;
  • Possibilitar encontro entre gestores e docentes de instituições que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt e promover a trocas de experiências.

 

 Urge educar-nos a nós mesmos e educar-nos com todas as nossas capacidades.
[...] Trata-se de um processo personificado, em primeiro lugar, temos de conhecer-nos
e acostumar-nos a dialogar livremente, conforme o grau de nossa cultura. (KENTENICH, s/d, p. 29).

 

Clique aqui e conheça a Programação do Fórum da Pedagogia de Schoenstatt.