Voltar

I Fórum dos Estudantes  

 

O Congresso prevê o I Fórum dos Estudantes de unidades escolares que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt, promovendo um  intercâmbio de experiências referentes à importância do pensamento de Kentenich na vida do aluno. Tratará, precisamente, pela técnica de Tendas, os temas: Amor, Autonomia e Liberdade.

O I Fórum dos Estudantes ocorrerá nos mesmos dias do congresso e prevê uma série de atividades relacionadas à vivência segundo as bases de Schoenstatt.

Objetivos:

  • Promover intercâmbio de experiências entre os alunos das escolas que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt;
  • Realizar debate sobre a importância do pensamento de Kentenich na vida do aluno;
  • Criar uma rede de comunicação e de troca de experiências entre alunos e professores das escolas Schoenstatt.

Poderão participar alunos com idade entre 13 e 17 anos das escolas que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt. Em sua maioria essas escolas se concentram na América Latina, (Chile, Paraguai, Equador, Argentina), mas também na Alemanha, Portugal, Suíça, entre outros países.

Entre as atividades estão programadas:

•Participação em palestras sob o tema da Pedagogia de Schoenstatt;
•Participação nas Missões Escolares e posterior relato;
•Condução das Tendas temáticas: Amor, Autonomia e Liberdade, com relatos;
•Passeio e atividades na Chácara CMD;
•Passeio Turístico;
•Participação nas aberturas das palestras e debates.

 

Clique aqui para conhecer o Regulamento do I Fórum dos Estudantes.

Programação do Fórum dos Estudantes

 

1º dia - 23/08/2016 | Terça-feira

14h/17h30 - Credenciamento e retirada de material
19h – Cerimônia de abertura
19h30min - Apresentação artística (Colégio Mãe de Deus, Alunos participantes do Fórum, Osuel)
20h30- Palestra de Abertura: Pablo Doberti – Grupo Santiliana/Unoi

 

2º dia - 24/08/2016 | Quarta-feira

9h – Abertura do Fórum de Estudantes - Apresentação das escolas    
10h30 – Os passos do Padre Kentenich em Londrina 12h às 13h30 – Almoço
13h30 – Dinâmicas e Recreação
14h - Motivação – Documento de Pré-fundação
14h30 - Fórum – Personalidades Firmes e Livres e Apostólicas (atividade em grupos)
16h30 – Lanche, tempo livre para visita ao Santuário, Tendas.
17h30 – VI Espetáculo Infantil CMD

 

3º dia - 25/08/2016 | Quinta-feira

8h30 – Oração em frente ao Santuário
8h45 - Saída para a Chácara
9h30 – Apresentação dos trabalhos dos grupos
11h30 - Preparação para Atividades Missionárias –
12h30 – Almoço
14h – Atividades recreativas e jogos
17h – retorno ao CMD

 

4º dia - 26 /08/2016 |Sexta-feira

9h – Oração em frente ao Santuário
9h15 - Saída para Atividades Missionárias
12h30 – Almoço
14h – Participação no Fórum de Schoenstatt
15h30 – Apresentação de trabalhos nas Tendas
17h – Lanche
18h – Noite jovem
19h – Sob a proteção de Maria

 

5º dia - 27/08/2016 | Sábado

7h – Participação na Santa Missa
8h30 – Animação
9h15 – Preparação para Apresentação de Encerramento
10h30 – Intervalo
11h – Apresentação do Fórum de Estudantes no Congresso
12h - Fechamento do Congresso

À tarde os alunos ficarão com as famílias anfitriãs.

 

Clique aqui para baixar a programação.

Escolas Participantes

 

Participarão do Fórum de Estudantes alunos dos Colégios que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt com idade entre 13 e 17 anos. Cada escola participante deverá ter no mínimo um professor responsável pelos alunos presente durante todo o evento.

As escolas deverão disponibilizar a palestra proferida pelo Padre J. Kentenich em 27/10/1912 (Documento de Pré-Fundação de Schoenstatt) aos alunos participantes do Fórum, que deverão lê-la anteriormente ao evento.

 

As tendas

 

Sob a ótica dos três Pilares da Educação em Schoensatt: Amor, Liberdade e Autonomia, as tendas serão uma oportunidade para que as escolas apresentem os projetos, atividades e iniciativas referentes à aplicação da Pedagogia de Schoenstatt. Nas tendas os alunos participantes do Fórum terão oportunidade de expor e relatar a sua experiência e as atividades que realizam, segundo sua visão de aluno de um Colégio Schoenstattiano. Também professores e outras pessoas que participarão do Congresso poderão expor e ainda haverá espaço para escolas que não terão um representante no Congresso, mas que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt e desenvolvem projetos interessantes, para enviar seus trabalhos.

Nas tendas os trabalhos poderão ser apresentados por meio de fotos, vídeos, impressos, banners, depoimentos, testemunhos etc.

As tendas serão uma oportunidade para que as escolas apresentem os projetos, atividades e iniciativas referentes à aplicação da Pedagogia de Schoenstatt, sob a ótica dos três Pilares da Educação em Schoenstatt: Amor, Liberdade e Autonomia.

As apresentações nas tendas poderão ser feitas por meio de exposição de fotos, banners, painéis, flyers, depoimentos, vídeos, apresentações artísticas.

Os trabalhos para a apresentação nas tendas deverão ser enviados até 18 de junho para: forumestudantes@maededeus.edu.br

Todo o material necessário para a apresentação nas Tendas serão de responsabilidade da Escola apresentadora do trabalho. Cada escola poderá expor um ou mais trabalhos.

Famílias Anfitriãs

 

Os alunos estrangeiros que participarão do congresso serão hospedados por famílias de alunos do Colégio Mãe de Deus, Londrina, Paraná.

Criamos, para isso, uma ficha de inscriçãona qual as famílias interessadas possam se candidatar na acolhida dos alunos estrangeiros. Esse perfil será analisado pela Comissão Organizadora do Fórum dos Estudantes para que haja o correto direcionamento às famílias anfitriãs.

Assim, cada família ficará responsável pela hospedagem e as devidas refeições (café da manhã, jantar e lanche da noite), bem como a condução até o CMD e retorno para casa, durante a estadia e permanência dos estudantes estrangeiros. Durante as atividades internas do congresso os estudantes farão as refeições no restaurante do CMD. Os passeios e traslados durante o evento também é de responsabilidade dos anfitriões.

Clique aqui para se candidatar como Família Anfitriã.

 

Conheça Schoenstatt


Schoenstatt é um bairro da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, às margens do Rio Reno, Alemanha, e tem a tradução    para o português como "belo lugar" (schoen: belo / statt: lugar). É o centro e origem do Movimento Apostólico de Schoenstatt. O Movimento, fundado por Padre Kentenich, em 18 de outubro de 1914, tem como objetivo a renovação religiosa e moral do  mundo, por meio da educação de homens novos.Com uma espiritualidade e pedagogia própria, colabora para que as pessoas consigam a sua auto-educação, a fim de  melhorarem as suas vidas e a formarem-se  pessoas fortes, livres e responsáveis. Conheça mais sobre Schoenstatt em:  http://www.maeperegrina.org.br/schoenstatt/historico/

 

José Kentenich

Em 18 de novembro de 1885, em Gymnich, perto de Colônia, na Alemanha, nasce José Kentenich. Ainda adolescente, sente o chamado à vida sacerdotal. Em 8 de julho de 1910 é ordenado sacerdote. Como jovem sacerdote atua como professor e diretor espiritual no Seminário dos Padres Pallottinos, em Schoenstatt. Sua pedagogia gera uma confiança extraordinária que une os alunos e os conduz organicamente ao mundo sobrenatural. 

Acesse e saiba mais:http://www.maeperegrina.org.br/schoenstatt/pe-jose-kentenich/